Virei gerente de mídias sociais e agora?
8 de junho de 2017
0

Como surgiu a ideia do curso de Imersão em Mídias Sociais e como ele pode te ajudar.

 

A ideia do curso surgiu em 2015, pois era muito comum ex-alunos e colegas me procurarem para ajudar a definir quanto cobrar, quem contratar, como gerenciar o tempo, entre outras questões. Notei uma frequência de perguntas ligadas à coordenação do nível operacional e/ou a atuação de nível tático, níveis pouco trabalhados em cursos e eventos.

E quando se fala em pequenas empresas, o gestor acaba acumulando tarefas de nível estratégico, tático e operacional, no máximo tem o dono, o Gerente de Mídias Sociais e o resto da equipe que inclui o Social media.

Hoje quero conversar com o Gerente de Mídias Digitais, que também pode ser chamado de Coordenador de Mídias Sociais, digitais, web ou qualquer termo que denomina a pessoa que irá coordenar a equipe de trabalho.

Normalmente quem assume esse cargo é o profissional mais antigo da casa ou o com “maior” currículo, um profissional de altíssimo nível dentro da sua área de expertise seja ela redação, design, monitoramento, programação etc, mas que quando assume o papel de coordenar o grupo fica “perdidaço”.

Isso ocorre porque:

1- Estava acostumado a ser cobrado e agora precisa se auto gerenciar e gerenciar os outros.
2- Além da sua área de domínio, precisa ter um noção básica de todas as áreas da empresa, em um primeiro momento ou toma as decisões erradas por falta de conhecimento ou fica muito refém de outros profissionais.
3- Precisa aprender a gerenciar recursos financeiros, humanos e materiais. Se antes se preocupava apenas com a eficácia agora precisa ficar atento à eficiência.

A eficiência é a capacidade de realização das atividades das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos.

A eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos.

Em outras palavras tomar cuidado para não gerar custos demais para atingir o objetivo, como usar muitas horas para fazer uma tarefa simples e com isso não compensar (gastos de hora-trabalho, energia, depreciação de equipamentos etc). Isso não significa que você vai ficar com um cronômetro na mão exigindo que os profissionais façam cada vez mais coisas em menos tempo, embora isso seja muito comum em Belém. Você precisa compreender a atividade para definir a melhor metodologia e o melhor preço a ser cobrado.

Daí entramos em outro ponto: quanto cobrar? Conhecer muito bem a atividade é essencial para saber definir o preço ideal, por isso nada de cobrar pela cara do cliente ou por achismos, orçamento precisa ser feito com técnica e responsabilidade.

E para finalizar dois pontos:

1- Metodologia!
Você precisa ser metódico, saber usar as ferramentas e planilhas a seu favor. Um processo mal definido pode gerar perda de tempo, dinheiro e desgastes desnecessários da equipe. Estude processos! Faz parte do teu trabalho simplificar a vida da equipe e não complicar 😉

2- Habilidade humanas
Além de conhecimento técnicos, você precisa de habilidades humanas que dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. Não ser o fera em tudo e tratar mal a equipe ou não ter uma postura de liderança.

Esse texto é apenas um apanhado de reflexões que me levaram a pensar neste curso dois anos atrás, na época acreditava que tinha tanta demanda para realização deste curso e eu precisava estudar um pouco mais, agora com um mercado maior e com mais experiência apresento para vocês a Imersão em Gestão de Mídias Digitais. No curso irei falar de:

  • Definindo produtos –  Como montar pacotes de mídias sociais, webdesign e demais ações digitais com valores justos.
  • Montando a equipe – Descubra quais as diferenças de cada função e qual o perfil ideal para sua equipe.
  • Processos – Descubra a metodologia ideal de trabalho para cada equipe garantindo a eficiência e eficácia.

O curso será intensivo e imersivo. Ele será realizado nos dias 17 de junho das 08h às 20h e 18 de junho das 09h às 17h. O almoço, coffee break e happy hour já estão inclusos na inscrição e ocorrerão no espaço do curso, não perderemos um minuto sequer. 😉

Pré-requisitos:

  • Ter experiência comprovada como social media, programador, social designer ou outra função relacionada com Marketing Digital.
  • Disponibilidade para participar dos dois dias de curso ( é necessário 100% de participação para receber o certificado).
  • Necessário trazer notebook com software Microsoft Excel Instalado.

Se interessou? Garanta sua vaga agora mesmo. Limitado a 08 participantes.

Opine!