Quanto custa um site?
30 de junho de 2010
2

Esta é a pergunta mais comum e mais idiota que ouço no meu dia a dia (espero não perder muito clientes com este comentário). Mas acho uma obrigação de qualquer empresário hoje em dia saber que a pergunta certa não é quanta custa um site (a ferramenta), mas sim como será sua comunicação digital e quanto irá gastar para atingir seu objetivo, sobre isto que irei falar nas próximas linhas.

Por que fazer um site? Realmente vai me ajudar? Como será esse site? Institucional, e-commerce ou blog? É que nem comprar carro existe fuscas e existe Ferrari. Ai eu te pergunto quanto custa um carro? Varia de acordo com a sua vontade, necessidade e disponibilidade financeira.

O interessado em colocar sua empresa, produto ou imagem na rede mundial de computadores deverá primeiro buscar saber seu público alvo e sua real necessidade no momento antes de definir suas estratégias e ferramentas que podem incluir um website. Ou seja, quando for procurar este serviço pergunte ao seu fornecedor (que pode ser uma agência digital ou um web designer freelancer) como ele poderá lhe ajudar a atingir seu objetivo e quanto custará esta ação, precisa ser definido um Plano de Marketing e suas especificidades que volto a dizer pode incluir um site.

Se você perguntar a alguém quanto custa um site e lhe responderem na lata sem perguntarem nada, pode crer que esse dito profissional é um “não-profissional”, que vai te empurrar uma ferramenta que não lhe ajudará em nada, você vai jogar dinheiro fora.

Contratar uma agência de comunicação digital, é que nem contratar uma agência de publicidade tradicional eles não te vendem outdoor, panfletos ou anúncios em jornais, eles te fornecem o serviço de assessoria para atingir suas necessidades de propaganda, criando, coordenando outras empresas e executando quando necessário para desenvolver uma imagem positiva no mercado dentro da sua área de atuação.

Mas tem muita gente que não usa os serviços de uma agência, seja por falta de dinheiro ou por achar desnecessária uma empresa assim. Às vezes dá certo, mas acontece muito de surgirem aquelas peças cláclássicas dignas de brincadeirinhas e paródias de tão ridículas que são ou pior as vezes não transmitem a mensagem ou transmitem uma mensagem completamente diferente do que se propõem na peça.

Ok, foi definido que precisa de um site e o que deverá conter nele, agora sim, pode-se pensar em custos, com o projeto em mãos e orçamento definido analise sua real situação financeira e se o projeto vai lhe trazer retorno suficiente para cobrir os investimentos, se a resposta for não converse com o seu fornecedor e juntos cheguem a um ponto comum.

Lembrem o preço certo é aquele que pode possibilitar um projeto que lhe traga resultados satisfatórios.

Graduado em Comunicação Social Multimídia e pós-graduando em Business Intelligence. Possui 11 anos de experiência em marketing digital e em 2017 foi escolhido como profissional referência da Região Norte da Pesquisa Nacional de Profissionais de Inteligência em Mídias Sociais. Atualmente é Supervisor de inteligência na Norte Comunicação e diretor de marketing na Yesbil.

Opine!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. […] This post was mentioned on Twitter by yesbil comunicação, Artur Araújo. Artur Araújo said: Post novo no meu blog, quanto custa um site? http://www.arturaraujo.com/?p=48 […]

  2. muito legal esse post, tem lições importnatíssimas tanto para nós profissionais web como para nossos clientes, seria muito bom se pudessemos encontrar sempre clientes dispostos a investir no melhor design (visual, usabilidade, transmissaõ da mensagem corretamente, etc) e não no melhor preço!