Minha experiência com EAD em 2011
20 de janeiro de 2012
0

Sempre gostei de estudar e depois que saí da faculdade ficou difícil manter a rotina de novos aprendizados, falta tempo e começamos a querer conhecimentos mais especializados e avançados.

Ano passado surgiram muitos cursos, oficinas e palestras interessantes na minha área de atuação que é Comunicação Digital, mas muitos não fecharam turmas e acabaram não ocorrendo e com isso parti para os cursos online.

Uma das minhas primeiras experiências foram os cursos do SEBRAE. Buscar conhecimento de gestão, atendimento, controles financeiros, entre outros, é tão importante quanto conhecimentos técnicos para quem é administrador do seu próprio negócio como eu.

Confesso que no início não estava preparado e não tinha disciplina para um curso online, mas a equipe de tutores do SEBRAE é muito boa, enviavam emails diários informando o estágio que cada aluno deveria estar, tiravam todas as dúvidas tanto das aulas quanto da ferramenta sempre que solicitássemos, sem contar que quando eu me atrasava em relação ao resto da turma os tutores ligavam para perguntar o que estava acontecendo e como poderiam ajudar.

Para quem quer abrir ou possui o próprio negócio recomendo todos os cursos do SEBRAE online, o material didático é excelente, com bastantes recursos multimídias como vídeos, animações, infográficos e exercícios em cada módulo para avaliação e memorização do conteúdo.

Estudar online consiste também em participar de eventos online, ano passado participei ativamente do Social Media Week e ajudei na organização da transmissão em uma faculdade de Belém. O conteúdo é muito bom e poder debater com os colegas ao lado o que estava sendo realizado a quilômetros de distância foi a parte mais engrandecedora da iniciativa. Falando em eventos online também não posso esquecer as palestras do Papos Na Rede que toda semana realiza um bate-papo com um profissional de renome na área de comunicação, marketing e tecnologia.

11

Mas a experiência mais completa de educação 2.0 que tive em 2011 foi com o pessoal da Três Pontos. Tive a oportunidade de assistir um curso presencial deles no início do ano em Aracaju e gostei muito, tanto que tentei organizar um curso em Belém deles, mas não fechou turma.

Ir até Salvador, Recife, São Paulo ou uma das cidades atendidas por eles a cada curso custaria muito caro, pois além da inscrição teria passagens, hospedagens, alimentação entre outros custos. Como eu não era o único a ter esse problema eles tiveram a idéia de transmitir os cursos pela internet e tive a oportunidade de participar deste projeto desde o início incluindo os testes e vi a evolução do mesmo, desde a didática dos professores em aprenderem a trabalhar com público presencial e online ao mesmo tempo quanto a melhoria da tecnologia utilizada para captura e transmissão de dados.

O que torna o projeto mais interessante é a participação antes, durante e após os cursos entre os alunos e instrutores. Cada curso possui um grupo do Facebook onde os alunos podem acrescentar novos conteúdos, debater com os colegas e com os instrutores ampliando o conhecimento adquirido. Durante o curso, alunos presenciais e online trocam informações e opiniões via twitter e existe um chat online para os alunos debaterem e enviarem perguntas aos instrutores. Além de toda essa participação online é claro existe um corpo docente formado por grandes profissionais e temas super atualizados que só veremos nas faculdades daqui a alguns anos.

Participei de outros cursos e eventos online, mas coloquei aqui as experiências que mais impactaram minha maneira de estudar e compartilhar conteúdo hoje.

Artur Araújo

Graduado em Comunicação Social Multimídia e pós-graduando em Business Intelligence. Possui 11 anos de experiência em marketing digital e em 2017 foi escolhido como profissional referência da Região Norte da Pesquisa Nacional de Profissionais de Inteligência em Mídias Sociais. Atualmente é Supervisor de inteligência na Norte Comunicação e diretor de marketing na Yesbil.

Opine!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.