Eu Fui – Fórum da Internet no Brasil 2015
20 de julho de 2015
0

Com promoção do CGI.br, o Fórum da Internet no Brasil 2015 foi realizado de 15 a 17 de julho na cidade de Salvador. O evento teve como objetivo reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo.

Artur no Fórum da Internet no Brasil

Estive no evento como parte da equipe da Produtora Colaborativa e com auxílio financeiro do próprio evento, ainda tivemos a recepção maravilhosa da nossa amiga Daniela Feitosa da Colivre.

No primeiro dia pela manhã, além da mesa de abertura foi realizado o painel “Evolução da Governança da Internet: Empoderando o desenvolvimento sustentável”, que tem o mesmo tema do Fórum, por sinal empoderamento foi realmente a palavra do evento.

A tarde aconteceram as trilhas: Desafios da Inclusão Digital, Economia da Internet, Cibersegurança e Confiança e Internet e Direitos Humanos. Como as trilhas ocorreram ao mesmo tempo, tive que escolher uma, optamos pela da Economia da Internet.

Com a coordenação de Nivaldo Cleto ,Conselheiro CGI.br, a trilha teve 03 momentos, primeiro com as falas dos debatedores Fabro Steibel (ITS-Rio), Bernardo Faria (Acessocard), Vicente Aguiar (Colivre – Salvador, BA) e Marcos Souza (Diretor de Direitos Intelectuais – Ministério da Cultura).

mesa Fórum da Internet no Brasil

O primeiro a falar foi o Marcos Souza que apresentou como funcionam as legislações sobre Direitos autorais e internet no Brasil e no mundo, além de comentar sobre possibilidades de mudanças, fala muito importante para a segunda parte da dinâmica.

O segundo foi Bernardo Faria que esclareceu aos participantes sobre como estamos e as perspectivas para o mercado digital no Brasil e no mundo.

O terceiro foi  Vicente Aguiar, que falou sobre software livre e a necessidade de alterarmos urgentemente o formato que os negócios digitais são feitos hoje em dia favorecendo oligopólios. Precisamos distribuir melhor, olha o empoderamento ai 😉

E para fechar o primeiro momento tivemos a fala do Fabro Steibel sobre sharing economy intermediaries onde apresentou o modelo de crowdsourcing como um novo intermediário da Internet e como tendência de novos negócios.

Terminada a fala dos debatedores houve o intervalo e logo em seguida ocorreu o segundo momento com a composição de grupos de debates entre os participantes. Ficamos divididos em duas equipes no qual debatemos o que os convidados apresentaram e ainda incluímos outros assuntos que achamos relevantes para a temática Economia da Internet,assim tive a oportunidade de falar da importância da educação e inclusão digital não só pelo aspecto social, mas também pelo aspecto econômico, pois com internautas mais conscientes e com domínio melhor das ferramentas poderemos ter aplicações mais úteis obtendo sucesso, além das clássicas voltadas para o entretenimento, muitas presentes no oligopólios citados pelo Vicente. Todas as participações foram anotados pelos relatores, que no terceiro momento foram lidas para os debatedores convidados responderam nossas colocações.

Artur em roda de conversas

O resultado dos debates das trilhas, assim como dos painéis do evento foram disponibilizados pela organização,  confira no link: http://forumdainternet.cgi.br/library/

No dia seguinte houve o painel “Marco Civil da Internet e regulamentação da Neutralidade de Rede” e a “Conferência 20 anos CGI.br: PRINCÍPIOS PARA A GOVERNANÇA E USO DA INTERNET NO BRASIL com o Princípio da DIVERSIDADE”,  além de minicursos e workshops.

E para fechar o evento no terceiro dia o Seminário: PRÓXIMO BILHÃO DE CONECTADOS – DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERNET NO BRASIL e o Relato final das Trilhas do V Fórum da Internet no Brasil.

Muito conteúdo, muitos debates importantes e muito aprendizado que com certeza irei compartilhar com vocês nos próximos cursos e eventos  que eu participar.

Fotos: Artur Araújo (01 e 02), Flickr do evento (03).

Graduado em Comunicação Social Multimídia e pós-graduando em Business Intelligence. Possui 11 anos de experiência em marketing digital e em 2017 foi escolhido como profissional referência da Região Norte da Pesquisa Nacional de Profissionais de Inteligência em Mídias Sociais. Atualmente é Supervisor de inteligência na Norte Comunicação e diretor de marketing na Yesbil.

Opine!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.